São Leopoldo iniciou nessa terça-feira (3) o retorno das aulas de forma gradual e semipresencial. Dos 7 mil alunos da rede municipal de ensino e das escolas conveniadas, 35% decidiram por retornar presencialmente nesse primeiro momento, de acordo com o secretário de Educação, Ricardo Fernandes da Luz. Isso representa cerca de 2,3 mil estudantes.
Segundo Luz que participou nessa manhã do programa Berlinda News Entrevista, essa era a adesão esperada para o mês de agosto.
“Foi dentro do esperado. Até por conta do inverno, sabíamos que a adesão seria menor e também porque o Google Sala de Aula deu certo. Em setembro já estará um clima mais agradável, então nossa expectativa é de que a adesão aumente e entre outubro e novembro acreditamos que praticamente 100% estará de volta à escola”, afirmou.
Semipresencial
Por tempo indeterminado, o sistema de aula no Município será semipresencial, ou seja, os pais que decidiram manter os filhos em aula online ficarão assim até o final do mês. O mesmo é aplicado àqueles que decidiram enviar a criança para a escola. “Organizamos da seguinte forma: os pais e responsáveis tiveram que preencher um formulário no qual, entre outras questões, tiveram que responder em qual sistema gostaria de colocar o filho no mês de agosto, presencial ou online. Para setembro vai haver o preenchimento de um novo formulário. Ou seja, essa decisão será mensal, por uma questão de organização das escolas e também da alimentação”, explicou.
Retorno emocionante
Nessa terça ocorreu o retorno das crianças da Educação Infantil. Ao longo dos próximos dias, os demais anos voltarão de forma escalonada. Segundo Luz, a volta às salas de aula ontem foi dentro da normalidade. “Foi um dia muito tranquilo e foi emocionante ver a organização das escolas e a felicidade de todos os profissionais e das crianças por retornarem com segurança.”
Por enquanto, os alunos ficam na instituição de ensino somente por três horas e o recreio não está acontecendo. Os professores, de forma pedagógica, estão dando pequenos intervalos, mas dentro da sala. Já o aluno que estudava em turno integral, precisou escolher somente um turno nesse momento inicial.