Tração animal x carroceiros = Governo municipal não fez o tema de casa?

3 de agosto de 2021 - 21:09
Por Sônia Bettinelli

Por que os carroceiros foram à Câmara de Vereadores hoje à noite, liderados por integrantes do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM) pedir que o governo municipal cumpra integralmente a lei que proíbe a tração animal, inicialmente, na região central da cidade?

A lei que proíbe o uso de animais também estabelece que o Poder Público precisa desenvolver  políticas públicas que garantam às famílias um meio para seguir trabalhando e sobrevivendo.

Esse foi o pedido de boa parte dos carroceiros que saíram de suas casas com filhos pequenos, para pedir uma solução e seguir  trabalhando na região central, onde segundo Juarez Garcia, tem mais material para recolhimento, ou seja, onde  rende mais.

Porque é preciso entender a motivação da manifestação: O Movimento Nacional de Luta pela Moradia, em São Leopoldo, tem filiados petistas atuantes e com relação direta com secretários e vereadores. Seria  falta de diálogo? disputa interna?

Tanto a relação do MNLM é direta com boa parte dos petistas, inclusive com a vereadora e presidente da Câmara de Vereadores, Ana Affonso (PT), que em poucos minutos ocorreu a conversa na praça, a ida do carroceiro Juarez Garcia para usar a tribuna e o anúncio da reunião com o secretário Nelson Spolaor para amanhã.

Lideranças e governo

Segundo o governo, o cadastro dos carroceiros estaria sendo feito em parceria com as lideranças das ocupações e do MNLM, ou seja, cada passo da implementação da lei seria do conhecimento das lideranças e do MNLM.

Tema de casa

O diálogo com os carroceiros e a reunião anunciada para amanhã não poderia ter sido realizada antes? Afinal quem conhece parte do funcionamento dos partidos, dos bastidores da política sabe que a manifestação dos carroceiros é um tema de casa que poderia ter sido feito pelo governo, leia-se PT , internamente.

Emenda: triciclo

Iara Cardoso (PDT) destacou a lei vigente com a emenda de sua autoria que proíbe a tração animal e a substituição pelo triciclo. “Não consigo entender porque a lei não está em vigor na sua integralidade.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo