São Leopoldo recebe nessa quinta mais de 5 mil doses e terá vacinação contra o Covid-19 sexta e sábado

29 de julho de 2021 - 14:13
Por Isabella Belli

São Leopoldo deve receber ainda nessa quinta-feira (29) 5.262 doses da Pfizer e da CoronaVac, mas de acordo com o secretário municipal adjunto de Saúde, Diego Pitirine, a aplicação da primeira dose que já está suspensa desde terça-feira (27) só deve retornar amanhã, dia 30, no Município.

Muitas vezes o Estado agenda a entrega das doses para tarde, mas só chega à cidade à noite. Por conta disso, preferimos retomar a vacinação amanhã”, afirmou ele ao programa Berlinda News Entrevista.

A aplicação da dose inicial em São Leopoldo ficou suspensa por falta de imunizante que, de acordo com Pitirine, sofreu instabilidades na entrega por parte do Ministério da Saúde. “Parte dessas vacinas que vão chegar hoje serão destinadas para a primeira dose que serão aplicadas amanhã e também no sábado, mas acreditamos que após esses dois dias tenhamos mais uma suspensão temporário por falta de imunizante”, explicou ele que também segue a espera da AstraZeneca para a segunda dose. “Recebemos a informação que deve chegar até sábado, mas não sabemos a quantidade ainda.”

O titular adjunto da pasta disse ainda que a previsão é de dar a dose inicial em toda a população vacinável de São Leopoldo até setembro. “Dia 26 de agosto estará aberta a vacinação para pessoas com mais de 18 anos, sem comorbidades. Nosso calendário está adequado aos calendários estadual e nacional. A expectativa é de que até setembro tenhamos toda a população vacinável com a primeira dose em dia.”

Já nessa quinta-feira (29) deve ser concluída a imunização em todos os jovens com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades que se cadastraram no site da Prefeitura. Até o momento, 800 já receberam a primeira aplicação.

Em relação aos trabalhadores da indústria, Pitirine esclareceu que, assim como a vacinação para o público em geral foi suspensa, para essa parcela da população também não houve estoque de doses para serem aplicadas. Por isso, a imunização desse grupo também deve ser retomada ainda essa semana. “De acordo com as nossas contas só faltam 20% dos trabalhadores da indústria para serem imunizados. Já nas ocupações, devemos concluir hoje a primeira etapa da vacinação”, ressaltou.

H1N1

A luta da Prefeitura, porém, não só em relação à vacinação contra o coronavírus. Muitas pessoas ainda não procuraram se imunizar contra o H1N1. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá nesse sábado (31), das 8h às 17h, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), em pontos estratégicos, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas. A lista com os locais, porém, ainda não foi divulgada pela administração municipal.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo