Petista Tiago Silveira coordenará caravana de profissionais liberais/voluntários nas comunidades

28 de julho de 2021 - 19:50

O projeto anunciado pelo vereador Tiago Silveira (PT), de São Leopoldo, para  levar atendimento de saúde e educação comunitária e popular em locais mais distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir do dia 21 de agosto, com 16 profissionais liberais/voluntários vai sanar uma lacuna que não é só de São Leopoldo. Embora a Constituição deixe claro que saúde, moradia e educação são direitos universais, o sistema público não consegue atender. Estamos longe disso.

Projeto independente

Líder da bancada  do PT no Legislativo, o vereador Tiago Silveira, que é fisioterapeuta, deixa claro que a elaboração e a execução do projeto é do gabinete. “Faremos o acolhimento e a busca ativa das pessoas para uma conversa inicial e saber  qual dos profissionais deve fazer o atendimento específico. O primeiro atendimento será com todos os profissionais presentes. Estamos buscando parcerias com laboratórios e clínicas para exames básicos, mas não quero criar expectativa”, observa o vereador.

Sem encaminhamento ao SUS

“Somos profissionais liberais, portanto não haverá encaminhamento ao SUS. Estamos trabalhando e no decorrer da execução do projeto podemos avançar com parcerias para  dar encaminhamento à parcerias”, alerta Tiago.

Equipe 

A equipe será formada por fisioterapeutas, médicos, assistente social, nutricionistas, massoterapeutas, oftalmologista,  mais parceria com Ótica Diniz, Shalom, Conforme o vereador Tiago Silveira, o gabinete já recebeu 180 pedidos para atendimentos em diferentes locais.

Estresse

O projeto inicial era com fisioterapia, formação do vereador. “Estou há mais de 1 ano sem exercer minha profissão, atender as pessoas com meu saber e formação e isso provocou estresse. Quando descobri a causa do estresse agilizei o projeto ampliando os profissionais porque as pessoas começaram a pedir mais que fisioterapia”, disse Tiago no Berlinda News Entrevista de segunda-feira, 26.

Desacelerar

Sobre estresse, quem levou um susto na semana passada e precisou de atendimento no Hospital Centenário, foi a vereadora Nadir Jesus (PT), colega de Tiago. “Preciso desacelerar nas agendas e pautas. Quero fazer tudo agora e isso não dá, tanto que o susto alterou minha saúde”, disse a vereadora Nadir que voltou à Câmara de Vereadores ontem.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo