Com capital eleitoral de 33.284 mil votos em 2020, na disputa pela Prefeitura de São Leopoldo, ou seja, 2° colocado, o presidente do DEM, delegado Heliomar Franco contesta veementemente a possibilidade de trocar o DEM pelo PSDB, publicada na coluna Opinião de domingo, 25 de julho.
“Tenho naturalmente recebido sondagens de diversos partidos, entre eles o PP (inclusive recebi em minha casa o senador Heinze na última sexta feira), também do PSD e do PSDB. Mas sigo com tranquilidade minha trajetória no DEM, inclusive irei novamente a Brasília na semana que vem para encontro com o Ministro Onyx”, afirmou Heliomar Franco.
Encontros virtuais
O delegado nega também que o relacionamento entre ele e filiados do DEM tenha ruídos. “Houve sim reuniões com a executiva e com o grande grupo do DEM(candidatos a vereador vía virtual). Certamente sua fonte deve ser algum descontente e também bastante desinformado”.
Assediado pelo capital eleitoral
Embora Heliomar Franco não tenha respondido à coluna sobre seu projeto político para 2022, arrisco dizer que ele (delegado) deve ser candidato na eleição geral por vários a motivos:
- mais de 30 mil votos, capital eleitoral único em São Leopoldo e de poucos na região que irá contribuir com seu partido, o DEM, que pode ter Onyx Lorenzoni – prestes a assumir o novo ministério, do Trabalho – como candidato ao Piratini;
- os convites feitos pelo PP, PSDB e PSD reforçam Heliomar Franco como um quadro aprovado pelas urnas há menos de um ano, ou seja, seu nome está na memória do eleito.
Conselho de ética e decoro parlamentar
2022 é o tem em Brasília
Aguardemos o desenrolar das conversas em Brasília e o resultado das viagens de Heliomar Franco à Brasília, onde a eleição e principalmente as estratégias para 2022 estão cada vez mais intensas e quentes. Veja-se as mudanças ministeriais anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro, com o PP de Ciro Nogueira na Casa Civil que nada mais é que o coração do governo federal, e Onyx Lorenzoni, do DEM, ganhando um ministério pra chamar de seu, num dos setores de maior importância para o País, que é o Trabalho.