O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo estará com as portas abertas e muitas atrações de culinária e música, domingo, 25 de julho, data de 197 anos da Imigração Alemã. Das 10 às 17 horas, o estacionamento estará com barracas de comidas e demais atrações. Já a visita no interior do museu será com controle de pessoas e com todas os protocolos por conta da pandemia.
Os mantenedores e voluntários do museu, Ingrid Marxen e Sérgio Dienstmann participaram do Cultura Capilé de hoje, no próprio museu para convidar e mostrar aos moradores da cidade, a riqueza cultural da entidade privada, presidida por Cássio Tagliari, que guarda a história de todas as etnias que formam a população local.
“Importante deixar claro que 25 de julho marca a data da chegada dos imigrantes alemães que se juntaram aos índios, negros e portugueses que já estavam aqui. O museu é histórico e não da Imigração Alemã. Fizemos evento no dia do ìndio, que são os donos da casa. Eles estavam aqui quando os portugueses e africanos chegaram e depois vieram os alemães”, relata Ingrid.
Para Sérgio Dienstmann o museu presta o serviço de memória e da história da cidade que vai além da Imigração Alemã. “Por desinformação muita gente confunde 25 de julho como aniversário da cidade, da emancipação que está errado. A emancipação de São Leopoldo foi em 1° de abril de 1846, quando deixou de pertencer a Porto Alegre. 25 de julho é a chegada dos Imigrantes Alemãs”, pontua Sérgio.
Programação de domingo
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo estará aberto ao público das 10 às 17 horas, com entrada franca, comidas, bebidas, música e humor com Neni, um personagem de Sapiranga, mas conhecido em toda a região.
O museu está localizado na Avenida Dom João Becker, ao lado da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.