Na semana comemorativa aos 197 anos da chegada dos Imigrantes Alemães, o Berlinda em Focco de hoje (21) recebeu o guardião da história, aquele que dedica seus dias para que as próximas gerações saibam porque São Leopoldo é o Berço Nacional da Imigração Alemã. Gunther Robert Karl Ulrich Sydow, 84 anos, é mantenedor e voluntário no Museu Visconde de São Leopoldo.
Natural de Panambi, mas capilé de coração, Gunter contou que sua família chegou ao Brasil em 1933, detalhou a escolha por São Leopoldo e muito mais sobre a vida dos imigrantes por aqui. Tudo isso está disponível na entrevista abaixo.
Há 14 anos no Museu, após aposentar-se na Varig, Gunther é o responsável na organização do acervo histórico dos livros, revistas e jornais. “Independente do segmento, seja esporte, CTG ou motoqueiro, por exemplo, as pessoas precisam conhecer a história, porque é a forma de aproximar o passado das novas gerações”, destacou. Capilé de coração também falou sobre educação e ensino. “Escola se aprende. A educação precisa vir de casa”.
Perdeu a entrevista? Acompanhe aqui.