EsteioTec oferecerá 135 vagas em sete cursos de qualificação profissional

20 de julho de 2021 - 19:00

A Prefeitura de Esteio lançou, nesta terça-feira (20), o programa EsteioTec, iniciativa que dará 135 bolsas de estudo integrais (100% do valor) para esteienses em sete cursos de qualificação profissional promovidos pelo Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, localizado no Município. As capacitações oferecidas são Instalação, Manutenção e Conversão de Aparelhos a Gás GLP/GN; Desenho Técnico CAD 3D; Eletricista Predial; Programação de CLP em Linguagem Ladder; Eletricista Industrial; Instalador de Sistemas Fotovoltaicos; e Instalador de Sistemas de Aquecimento Solar.

As vagas serão destinadas a pessoas com menor condição socioeconômica. As inscrições serão abertas em breve e serão divulgadas tanto no site quanto nas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito Leonardo Pascoal destacou que os cursos oferecidos foram definidos conforme a necessidade do mercado. “São formações em áreas de altíssima empregabilidade, identificadas pelo setor industrial como de carência de mão de obra. As capacitações são conectadas com as demandas atuais e com aquelas que serão necessárias ali na frente”, argumentou.

Para Pascoal, o programa é adequado ao cenário de retomada econômica do Município. “Estamos passando por um momento de saldo positivo na geração de vagas e no registro de novas empresas e queremos que esses espaços sejam ocupados por moradores da nossa cidade. Para isso, precisamos ter a população qualificada, e esse é o sentido do EsteioTec”, explicou. Ele comentou, também, que a intenção é ampliar o projeto. “Estamos começando junto ao Senai, mas a proposta é, nos próximos meses, aumentar o número de instituições parceiras, contemplando outras competências, de acordo com os interesses da comunidade”, salientou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Felipe Costella, lembrou que a Prefeitura e o Senai já fizeram acordo semelhante, em 2017 e em 2018, com o objetivo de oportunizar o acesso à formação técnico-profissional, com oferta de bolsas nos cursos técnicos em Petroquímica e de Soldagem, ambos com quase dois anos de duração. “A abertura de novas empresas em nossa cidade torna ainda mais necessária a qualificação da população. Assim como a parceria anterior foi importante, acreditamos que o EsteioTec vai elevar o nível de competitividade dos nossos profissionais”, comentou.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo