Cidades do Vale dos Sinos são alvos de mega operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas que ocorre em sete Estados nessa quarta-feira

20 de julho de 2021 - 09:34
Por Isabella Belli
Uma mega operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e outros crimes relacionados a esses está ocorrendo na manhã dessa terça-feira (20) em sete Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará.
Aqui no Estado, os policiais realizam a operação nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Estância Velha, Novo Hamburgo, Guaíba, Encruzilhada do Sul, Montenegro, Charqueadas e Quaraí.
O objetivo é cumprir 72 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, bloqueio/indisponibilidade de ativos financeiros, veículos e imóveis contra a maior facção que atua no país e que foi criada dentro dos presídios de São Paulo.
De acordo com as investigações comandadas pelo titular da Delegacia de Lavagem de Dinheiro do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Adriano Nonnenmacher, essa facção já estaria operando aqui no Estado e tentando se instalar em definitivo.
Ao todo, R$ 12 milhões eram movimentados mensalmente com a venda de drogas e existe a comprovação de que ocorria lavagem de dinheiro com esse valor.
Segundo o delegado Nonnenmacher, o dinheiro obtido com a venda de drogas em pontos de tráfico no Rio Grande do Sul era transferido para mais de cem contas bancárias em nome de empresas laranjas de outros Estados.
O esquema passa por operadores logísticos e financeiros que moram no Rio Grande do Sul e atuam com as lideranças da facção de São Paulo que estão em casas prisionais. As principais provas dessa relação e da lavagem de dinheiro foram obtidas através de quebras de sigilo bancário e fiscal, análise de documentos, monitoramento policial e fotos de encontros entre os investigados.
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo