A energia solar já gerou uma economia de R$ 61.264.475,60 na conta de energia elétrica dos associados da Sicredi Pioneira RS que tiveram seus projetos financiados pela cooperativa desde maio de 2016. É o que aponta um levantamento obtido com base nos financiamentos concedidos até junho de 2021 para viabilizar cerca de 2,8 mil projetos, que, juntos, resultaram na instalação de mais de 113 mil placas solares em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e propriedades rurais. “O valor é impressionante. Estamos falando de dinheiro que ficou nas comunidades, gerando emprego, renda e consumo para a nossa região, fomentando o desenvolvimento da economia local”, avalia o gerente de Negócios Estratégicos da Sicredi Pioneira RS, Jonas Eduardo Rauch, acrescentando que, nos últimos cinco anos, já foram liberados mais de R$ 168 milhões em crédito exclusivo para linha Energia Solar nos 21 municípios de atuação da cooperativa.
Além de contribuir para a sustentabilidade do planeta, a energia solar fotovoltaica é uma boa opção para o bolso dos associados. Com taxas altamente competitivas, parcelamento em até 120 meses e carência de cinco meses para o primeiro pagamento, a linha sustentável Energia Solar é referência na área. A cooperativa financia 100% do projeto. Os equipamentos podem ser nacionais ou importados. A Sicredi Pioneira oferece soluções completas, desde o kit solar e a mão de obra até a estrutura de reforço do telhado, caso necessário. A economia pode alcançar até 95% da fatura de energia elétrica do associado.
“A energia solar se popularizou, e hoje há uma grande procura por projetos para pessoas físicas, além de comércios e indústrias. O maior benefício é a economia na conta de energia, cujo valor pode ser reinvestido em benfeitorias na residência ou nos empreendimentos dos associados. Como cooperativa, visamos muito ao desenvolvimento da nossa região e, ao fomentar essa linha, estamos estimulando a geração de emprego e renda nas comunidades onde a Sicredi Pioneira atua”, resume a gerente de Negócios de Energia Solar da Sicredi Pioneira, Júlia Renata Cornelli.
Brasil entre os Top 10
O Brasil garantiu a 9ª colocação entre os 10 países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo em 2020, mesmo com os impactos provocados pela pandemia, registrando 3,15 gigawatts (GW) em novos empreendimentos de geração solar. O ranking global é liderado pela China, Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha. Os dados são provenientes da Agência Internacional de Energia (IEA) e compilados pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).