Com 2 cisternas Semae reduz consumo de água tratada e aproveita para lavar carros e regar plantas

13 de julho de 2021 - 12:41

Reduzir o consumo de água tratada e colaborar com o uso consciente deste recurso. São algumas das ações que o Semae encontrou ao obter duas cisternas, de 20 mil litros cada, que armazenam a  água da chuva coletada dos telhados do Complexo de Reservatórios Santa Tereza – R1.

Com a captação a autarquia utilizada para a lavagem da frota, cerca de 50 veículos entre carros e caminhões, e ainda para regar as plantas do local.

 

Reuso de água traz economia e preserva o meio ambiente

Existem diversas formas de reaproveitar a água em atividades que não exijam água potável. A água de reuso pode ser captada da chuva, da piscina e dos aparelhos de ar condicionado, e pode ser utilizada de várias formas. Dentre elas, irrigação de jardins, lavagem de pisos, descargas de vasos sanitários, espelhos d’água e máquinas de lavar roupa. Ao fazer isso, o usuário economiza água e colabora para a preservação dos recursos naturais.

Uma das formas de aderir a essa prática é a instalação de cisternas para armazenar água, que é captada através de uma tubulação própria para reuso, separada da água potável e das provenientes de banheiros e cozinhas. A captação da água proveniente das mangueiras de ar-condicionado pode ser feita por meio das torres de resfriamento existente em edificações mais antigas, ou ser incluída no sistema de tratamento de água pluvial para reuso em condomínios.

Para aproveitar a água gerada na limpeza de piscinas, instala-se um reservatório na saída do sistema de limpeza ou simplesmente filtra-se a água em uma peneira fina. Ela pode ser usada para regar jardins e lavar pisos.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), 80% da água utilizada nas residências se transforma em esgoto. Com o reaproveitamento, é possível gerar economia em dobro, pois além de reduzir o valor da conta de água, os custos de tratamento de esgoto também reduzem.

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo