Barreira sanitária da Trensurb detecta nove usuários com coronavírus em apenas duas semanas

9 de julho de 2021 - 16:53
Por Isabella Belli

A barreira sanitária que foi instalada no dia 28 de junho na Estação Mercado da Trensurb surtiu efeito.

De acordo com o diretor de operações, Luís Eduardo Fidell, em duas semanas, 142 pessoas foram testadas e dessas, nove deram positivo para o Covid-19: quatro de Porto Alegre, duas de Sapucaia do Sul, uma de São Leopoldo, uma de Esteio e uma de Canoas.

Entre elas, estava um casal de 26 e 28 anos de Sapucaia do Sul que de acordo com Fidell retornaram imediatamente para casa. “Ela foi até a equipe e pediu para fazer o teste. Deu positivo e ela ligou para o namorado que estava em outra estação. Ele veio até a estação Mercado e também testou positivo. Os dois não estavam com sintomas. Estavam assintomáticos”, comentou o diretor. Outro homem de 33 anos de São Leopoldo e que trabalha no comércio também está na lista dos que testaram positivo para o vírus.

A nossa maior preocupação no momento é dar segurança para o usuário”, afirmou Fidel que agora busca parceria com as Prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Canoas, locais onde existem estações da Trensurb.

Testagem na Expointer

Na estação de Esteio, a barreira sanitária vai ocorrer durante a 44ª edição da Expointer que vai acontecer entre os dias 4 e 12 de setembro.

A feira agropecuária espera receber entre visitantes e trabalhadores, 15 mil pessoas por dia. Muitas vindas de outras partes do Rio Grande do Sul e até de outros Estados. Além disso, a maioria chega à feira utilizando os trens. Sabendo disso, conforme Fidel, a Trensurb em parceria com a administração municipal de Esteio já organiza uma barreira na estação, na tentativa de proteger não só os usuários da Trensurb, mas também aqueles que terão como destino a Expointer.

Tecnologia espanhola

A câmera instalada na saída das plataformas da Estação Mercado da Trensurb conseguiam detectar quando havia um usuário com febre ou até mesmo sem máscara. Essa tecnologia trazida por uma empresa espanhola já é usada em diversos países e aqui no Brasil já está instalada no metrô de Salvador, na Bahia e também no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Estado de São Paulo.

Aqui no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi o primeiro a colocar em prática a tecnologia que já conseguiu identificar que 1% dos passageiros estavam com Covid-19, ou seja, cerca de 55 pessoas.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo