Cerca de 60 policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Canoas (DEAM/Canoas) deflagraram na manhã dessa terça-feira (6), a operação Mosaico.
Coordenada pela delegada Clarissa Demartini, o objetivo era cumprir cinco mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra homens acusados de violência doméstica nas cidades de Canoas, Nova Santa Rita, Gravataí, Viamão e Porto Alegre.
Ao todo, foram três meses de investigação que resultou na prisão dos cinco agressores procurados, dois deles em flagrante.
Foram apreendidos objetos utilizados para ameaça e agressão contra as vítimas, como faças e simulacro de arma de fogo.

Os casos:
1) Feminicídio tentado por estrangulamento contra sua companheira de 18 anos;
2) Envio de fotos íntimas da ex-namorada para familiares e mesmo com Medida Protetiva, a vítima era coagida a retirar a solicitação da medida ou iria ser exposta ainda mais;
3)Um dos investigados foi preso em flagrante pelos crimes de perseguição, dano qualificado, ameaça e violação de domicílio;
4) Na ficha criminal de um dos investigados constam antecedentes por homicídio, extorsão mediante sequestro, porte de arma, roubo a banco e receptação. A vítima era obrigada a passar a noite em chamada de vídeo com o agressor para que ele tivesse certeza de que ela estava em casa dormindo.
A Delegada Clarissa salienta: “a ação desenvolvida no dia de hoje tem a finalidade de dar visibilidade ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. São diversas histórias, as quais são unidas pelo pano de fundo que é a desigualdade de gênero”.
[…] Leia também: Operação da Polícia Civil prende cinco homens por violência doméstica na região metropolitana […]