Esteio vacinou mais de 50 mil pessoas e com isso 17,10% da população completou o ciclo de imunização

3 de julho de 2021 - 09:51

Na tarde desta quinta-feira (2), 164 dias depois do início da campanha de imunização contra a Covid-19 em Esteio, o município atingiu a marca de 50 mil vacinas aplicadas, somando-se primeiras e segundas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou as doses únicas da Janssen. São moradores de Esteio e pessoas que trabalham na cidade nas áreas de saúde, educação e transporte público, por exemplo, que foram imunizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em drive-thrus, na sede da SMS, em instituições de longa permanência de idosos ou até mesmo nas residências, entre outros locais.

Para ser mais preciso, na manhã desta sexta-feira (2), o site vacina.saude.rs.gov.br, da Secretaria Estadual da Saúde, apontava que Esteio já havia aplicado 50.392 injeções. Somente da dose inicial, foram 36.180 vacinas aplicadas, o que corresponde a 43,53% da população (83.120 pessoas, segundo a SES). Quando se analisa apenas os moradores acima de 18 anos (64.742 pessoas), Esteio chegou ao equivalente 55,8% da população vacinável, de acordo com orientações iniciais do Ministério da Saúde.

A segunda dose foi aplicada em 13.666 pessoas. Outras 546 receberam a dose única da Janssen. Esses números dizem que o equivalente a 17,10% dos moradores de Esteio já concluíram o processo de imunização (21,95% da população vacinável).

No Estado, Esteio é um dos municípios mais avançados em relação à faixa etária dos imunizados, com aplicação da vacina em pessoas acima dos 41 anos de idade, ao mesmo tempo que imuniza pessoas acima dos 18 anos com as doenças pré-existentes elencadas pelo Ministério da Saúde.

Além disso, os indicadores esteienses são muito bons em diferentes recortes. De acordo com dados do site vacina.saude.rs.gov.br, Esteio ocupa a 23ª posição entre os 497 municípios gaúchos quando se analisa o número absoluto de vacinas aplicadas. Quando se fala em percentual da população vacinado com a primeira dose, a cidade ocupa a sexta posição entre aquelas com mais de 80 mil habitantes. Ao se analisar o número de doses aplicadas em relação às recebidas, Esteio vai para o terceiro lugar entre as cidades com população superior a 80 mil pessoas  (95,6% das doses que chegaram já aplicadas).

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo