Na manhã desta sexta-feira (2), no bairro Rio Branco em São Leopoldo, uma empresa terceirizada com a coordenação da Vigilância em Saúde aplicou inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. No local foi registrado um caso suspeito de dengue, ainda sob análise.
Os agentes de combate a endemias percorrem as ruas orientando pedestres e moradores a fecharem as casas e recolherem os pets. Em seguida, foi feito a aplicação nas calçadas e pátios. A ação ocorreu nas quadras próximas da avenida São Borja e da rua José Luis Schroeder. A aplicação foi acompanhada pelo supervisor de campo Matheus Severo. “Não paramos nosso trabalho em nenhum momento. Nosso foco é a prevenção. Mas quando há caso suspeito, direcionamos nosso trabalho”, ressaltou.
A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (PVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio. Nesse ano, São Leopoldo contabilizou dois casos: um trazido de fora e outro, local. Os dois pacientes estão recuperados.
Trabalho contínuo
Apesar da pandemia, as equipes da prefeitura nunca pararam. Diariamente pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados por agentes de combate às endemias. Além disso, as visitas domiciliares foram retomadas em junho, seguindo os protocolos de distanciamento e uso de máscaras. A Secretaria da Saúde reforça a importância dos moradores do município continuarem com os cuidados e medidas, evitando assim o risco do surgimento de possíveis criadouros para o mosquito.
“Trabalhamos preventivamente em borracharias, cemitérios, floriculturas e voltamos a visitar residências. Ações como a de hoje, com orientação e aplicação de inseticida, também servem de aviso. Novamente pedimos que os moradores colaborem. Doenças como a dengue não tem necessariamente relação com sujeira, pois o mosquito se reproduz em água limpa. Pedimos por isso atenção com potes de plantas, ou mesmo o pote do animal de estimação, pneus e todo recipiente que acumule água”, alertou o secretário da Saúde, Marcel Frison.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
- – Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios
- – Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.