São Leopoldo pode ter perdido 4,5 mil doses da vacina contra o coronavírus

30 de junho de 2021 - 16:43
Por Isabella Belli

Em coletiva que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (30), o Secretário Municipal de Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison, anunciou que um problema de alteração na temperatura de uma das câmaras de conservação da Vigilância em Saúde do município, pode ter comprometido as 4,5 mil doses da vacina contra o coronavírus que estavam armazenadas no local. A pane, conforme relatório técnico, ocorreu das 17h40 de domingo (27) até as 8h de segunda-feira (28). 

“Houve queima do nobreak o que acabou ocasionando essa instabilidade da temperatura. O equipamento possui um alarme de alteração e sistema de notificação nos celulares da equipe da rede de frio, o que não ocorreu também por falha técnica do produto”, explicou Frison durante a coletiva.

 

Governo Estadual e Anvisa já foram comunicados

Ainda segundo o titular da pasta, a câmara de conservação foi adquirida em abril pela administração pública justamente para poder armazenar de forma adequada todos os imunizantes. O fabricante do refrigerador já foi contactado para resolver o problema, assim como a Vigilância Estadual em Saúde que também já foi comunicada.

“Enviamos um histórico sobre essas doses para o Estado que junto com a Anvisa vai verificar se houve algum comprometimento ou não, se poderemos utilizar ou se teremos que descartar. Se necessário, enviaremos algumas doses para que analisem mais profundamente. A resposta do Estado e da Anvisa, porém, teremos que aguardar. Não sabemos quando teremos um retorno da parte deles”, ressaltou Marcel Frison que não especificou exatamente de quais laboratórios eram as doses em questão. “Havia doses de cada laboratório. De tudo um pouco.”

Sobre o equipamento, a Semsad informou por nota que “irá mover ação judicial caso se efetivem danos ao erário público e a população de São Leopoldo.”

 

Leia também: Rio Grande do Sul aguarda chegada de lote com mais de 350 mil doses da Pfizer e AstraZeneca
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo