DNIT executa blocos, pilares e travessas da ponte sobre o rio dos Sinos na BR-116

30 de junho de 2021 - 18:27

A construção do sistema de pontes sobre o rio dos Sinos, no km 245 da BR-116, em São Leopoldo, chega a mais um estágio. Das quatro estruturas que serão erguidas, as duas sobre o canal principal do rio estão com os trabalhos em andamento. Atualmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa a construção das travessas do sentido Capital-interior. Do lado oposto da rodovia, os serviços também avançam com a implantação dos pilares e dos blocos.

Com os trabalhos dentro do cronograma, o DNIT estima que no primeiro semestre de 2022 as travessias sejam concluídas. Na estrutura em obras no sentido Capital-interior já foram cravadas todas as 48 estacas de sustentação e concluídos os seis blocos de fundação e os oitos pilares. Atualmente as equipes da Autarquia realizam também a execução das vigas travessas, sendo que três das quatro que irão compor a estrutura estão prontas.

Já na transposição em obras no sentido oposto (interior-Capital), as equipes concluíram a cravação das 48 estacas e executaram um dos seis blocos. Os trabalhadores preparam a armação de aço e madeira para dar forma ao segundo.

As travessias estão em estágios diferentes de execução, porém com os serviços dentro do ritmo esperado. E para dar celeridade aos trabalhos, peças pré-moldadas estão sendo fabricadas para serem instaladas, posteriormente. O trabalho acontece simultaneamente à cravação de estacas e a construção dos blocos, dos pilares e das travessas.

A confecção dos elementos pré-moldados para a ponte no sentido Capital-interior está adiantada. Em uma fábrica, em Sapucaia do Sul, as 20 vigas necessárias para a transposição estão prontas. As pré-lajes (que darão forma ao tabuleiro da pista) também estão confeccionadas. Ao todo serão instaladas 289 unidades, depositadas ao lado do canteiro de obras.

O complexo – Ao todo serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR-116/RS, no complexo dos Sinos. Serão duas ligações sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia – onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.

As pontes sobre o canal principal terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma será composta por seis blocos de fundação. Cada bloco será suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas ficarão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.

Solução similar será adotada para as duas estruturas da várzea do rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.

Este complexo integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da rodovia, no qual está prevista uma reformulação significativa em segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre.

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