Berlinda News Entrevista dessa segunda (28) falou sobre a importância dos negros na história de São Leopoldo

28 de junho de 2021 - 19:37
Por Isabella Belli

O programa Berlinda News Entrevista recebeu nessa segunda-feira (28) a vereadora de São Leopoldo, Nadir Jesus e o historiador Márcio Link, que falaram um pouco sobre a importância e o papel dos negros na história do Município.

Nadir, que é professora aposentada foi a primeira mulher negra a ocupar um cargo no Legislativo da cidade e já na semana passada conseguiu aprovar o projeto de lei que instaura o dia 25 de julho, conhecido como sendo a data em que chegaram os primeiros imigrantes alemães, como Dia de Tereza de Benguela.

Desde 2017 que Tereza de Benguela é um tema vem sendo muito discutido aqui em São Leopoldo, porque sabemos da importância da comunidade negra, dos indígenas e dos portugueses que estavam aqui antes da chegada dos alemães. Em momento algum queremos fazer comparações, ao contrário, mas não dá para esquecer que houve outras etnias que estavam aqui. E a comunidade negra estava na Feitoria e teve uma grande e importante contribuição pra o crescimento da cidade. E é importante lembrar que esses negros vieram arrancados da sua pátria, injustiçados e vieram trabalhar forçadamente no nosso país e também na nossa cidade”, explicou Nadir que salientou que a Lei Tereza de Benguela já existe nacionalmente desde 2014. “Pegamos essa lei e trouxemos para ser municipal. Tereza de Benguela foi a primeira mulher a comandar uma tropa de soldados refugiados, negros e indígenas e com o assassinato do seu marido, ela pegou o comando desse exército.”

Para o historiador Márcio Link, o fato de agora a população estar falando mais sobre esse lado da história, mostra a evolução da sociedade. “A sociedade tem avançado nesse pensamento e começou a refletir sobre a forma de olhar também a história que até então era citada, mas não se dava a devida importância. Falava-se muito sobre a história que foi escrita pelos próprios alemães, por isso essa outro lado ficou um pouco esquecido.”

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo