Pessoas com temperatura acima de 37,5ºC que descerem na Estação Mercado passarão por testagem

26 de junho de 2021 - 10:11

A partir de segunda-feira (28), pessoas que desembarcarem do trem na Estação Mercado da Trensurb com temperatura acima de 37,5ºC,  serão convidadas a fazer teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de covid-19.

O objetivo é detectar pessoas com sintomas compatíveis com a covid-19. A atividade na segunda-feira será das 9h às 17h e a ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre será coordenada pela Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Após a integração da equipe da universidade, o horário será das 7h às 19h, sempre de segunda a sexta-feira. A previsão é de realizar o monitoramento por um período mínimo de 14 dias, quando a continuidade será avaliada.

A parceria entre a prefeitura e a Trensurb foi firmada na quarta-feira (23). A temperatura corporal é medida por câmeras com sensores térmicos instaladas no local pela Trensurb. Além da testagem, haverá orientação aos usuários do modal de transporte coletivo sobre prevenção à doença causada pelo novo coronavírus.

Na segunda-feira, a operação será realizada com equipe técnica da APS/SMS, com apoio de acadêmicos da Factum. Técnicos e estudantes UFCSPA serão integrados à atividade após capacitação técnica sobre a coleta do exame, a ser realizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS.

O teste do tipo TR-Ag detecta uma proteína presente no vírus. O resultado positivo significa infecção viral ativa. O chefe de gabinete da SMS, Gilvane da Silva, enfatiza que casos positivos serão encaminhados para avaliação em um serviço de Pronto Atendimento pela Trensurb, que destinará um veículo para o transporte do paciente.

FONTE: Jornal O Sul

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo