Sebrae RS e ONG Parceiros Voluntários apresentam Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania em todo o RS

25 de junho de 2021 - 14:19

Para mudar o futuro é fundamental começar pelo presente. Por isso, o Sebrae RS se uniu à Rede Parceiros Voluntários para levar a alunos e educadores do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a metodologia Tribos Jovens Empreendedores. O objetivo é, através de uma formação digital, contribuir para a promoção do empreendedorismo dos jovens a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo perante suas comunidades. Em 2021, a metodologia propõe o desenvolvimento de competências empreendedoras no período de três anos, a partir da aprendizagem gradual, que inicia no Ensino Fundamental e encerra no Ensino Médio.

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Rede Parceiros Voluntários,  em 2021 será dada a largada a essa jornada de preparação e capacitação para educadores e alunos em assuntos como habilidades socioemocionais, liderança, inovação e prática social. “Teremos um novo dispositivo que é o da avaliação. Ela será voltada para alunos do 9º ano e todo estudante que participar da avaliação terá vaga garantida em Tribos nos três anos do projeto. O participante receberá certificado especial indicando sua participação na pesquisa”, explica.

Devido ao contexto de distanciamento social e vindo ao encontro do novo posicionamento da Parceiros Voluntários, de que as soluções devem ser cocriadas com a participação de todos os públicos de interesse, a metodologia foi revisada e desenvolvida para a experiência 100% on-line. As capacitações acontecerão pelo Google Meet: 8h para os educadores e 16h para os estudantes. O ciclo inicia no dia 12 de julho para as 10 turmas de educadores e segue até o dia 07 de outubro, com as 20 turmas de alunos.

Os alunos participantes também receberão certificado com a chancela da UNESCO, além de contar com a oportunidade de tirar ideias com impacto positivo do papel. A experiência como um todo também produz neles o reconhecimento da sua potência como cidadão através da aproximação com outros alunos do Estado que buscam melhorar o mundo, o tão importante sentimento de pertencimento a uma comunidade.

As inscrições estão abertas, seguem até o dia 30 de junho nos endereços:
Educador – http://bit.ly/JovensEmpreendEducadores;
e Aluno – http://bit.ly/JovensEmpreendAlunos.
É um projeto desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários, apoiado pela UNESCO e reconhecido como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, realizado no Rio Grande do Sul com apoio do Cipave e em parceria com o Sebrae RS.

Sobre a Parceiros Voluntários:  Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções  que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo