Assim como fez o governador do Maranhão, Flávio Dino com o Programa Dose Premiada, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira (24) em coletiva que vai premiar os municípios que mais vacinarem contra o coronavírus conforme proporção populacional.
O prêmio será dado em duas parcelas: a primeira de R$ 625 mil no dia 20 de julho e a segunda no mesmo valor no dia 20 de agosto.
O objetivo, além de incentivar a vacinação é fazer com que esse recurso seja direcionado para a saúde como, por exemplo, para a compra de equipamentos e reforma de unidades.
“São recursos para aplicar na própria saúde, para que possam comprar equipamentos, reformar unidades de saúde, fazer investimentos na saúde primária do município e qualificar o atendimento à população. Queremos incentivar essa corrida do bem entre os municípios”, afirmou Leite.
Para entregar o prêmio, o governo do Estado vai se basear nos dados cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) sobre o número de doses distribuídas: acima de 100 mil habitantes, de 99.999 a 50 mil, de 49.999 a 10 mil habitantes e abaixo de 10 mil habitantes.