A sessão da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, que encerrou a pouco, foi marcada por emoção, resgate da história dos negros, reconhecimento das minorias e homenagens. Os protagonistas foram três vereadores estreantes do Legislativo em 2021.
Rafael Souza, do PDT, é autor da sessão solene da próxima segunda-feira, 28, em homenagem ao Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+. Além da sessão, Rafa Souza propõe a inclusão da data no calendário municipal de atividades de São Leopoldo. Com aprovação unânime, a matéria também foi destacada pela maioria dos vereadores.
Nadir Jesus, do PT, ativista ferrenha das causas da mulher, dos negros e minorias chorou após aprovação de sua proposta para incluir o dia 25 de julho como o“Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Calendário Oficial de Datas Comemorativas no Município de São Leopoldo/RS”. A presença dos negros e dos indígenas em São Leopoldo, antes da chegada dos imigrantes alemães – por muito tempo foi e, infelizmente para algumas pessoas, ainda é – um assunto à parte, desconsiderado. Desde que assumiu a cadeira no Legislativo, a vereadora Nadir e o vereador Tiago Silveira, ambos do PT, cobram que negros e índios sejam reconhecidos e valorizados como sujeitos responsáveis pela construção da cidade e de sua história.
Gabriel Dias, do Cidadania, indicou o nome de Sérgio Guimarães Brito, procurador de Justiça, como merecedor do título de Cidadão Leopoldense. Com aprovação unânime, a data da cerimônia será definida em seguida. Dr. Sérgio Brito, tem a trajetória de sucesso como jurista, ainda na ativa, e atuação na comunidade, como trabalhador no Centro Espírita Boa Nova, autor de obras espíritas.