Hoje, 16 de junho, a Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), da Prefeitura de São Leopoldo, realizou o cadastramento dos proprietários de carroça que fazem o uso de veículos de tração animal como fonte de renda na Ocupação Steigleder.
A ação é realizada de forma conjunta com demais órgãos e entidades que compõem o Grupo de Trabalho. O levantamento é parte da implantação da Lei 8609/2017 que dispõe sobre os veículos de tração animal e cria o programa para redução gradativa do número de carroças no município de São Leopoldo.
A iniciativa foi saudada pelo carroceiro Antônio Valtair Brum. “Essa ação é boa porque esse é o nosso sustento, usamos as carroças para trabalhar, precisamos trabalhar, na pandemia a situação financeira ficou complicada, mas fomos nos mantendo, faço limpeza em duas fruteiras perto da estação, usando a carroça para coletar”, comentou o morador da Ocupação Steigleder.
O secretário de Proteção Animal, Walter Verbist, destaca a importância da erradicação da tração animal. “Hoje estamos fazendo o segundo mutirão, na Ocupação Steigleder onde tem cerca de 45 carroceiros, dentro do projeto de erradicação gradual de tração animal no município. Estamos na fase de identificar o aspecto socioeconômico das famílias, das condições dos animais e das carroças. A ideia é promover uma capacitação para que essas pessoas possam adquirir outro bem e atuar em outra atividade para ganhar seus sustento e de sua família”, afirmou.
“A importância deste projeto é reduzir os maus-tratos aos animais, explicar como não fazer tanto esforço e evitar o desgaste dos equinos. Sabemos que essas famílias usam os animais como sustento, então o cadastro é uma formar de identificar as pessoas que precisam deste meio para trabalhar e fazer aos poucos a troca das carroças por carretas mecânicas”, destacou a veterinária da Sempa, Fernanda Streit.