Variante P.1 do coronavírus é a de maior circulação no Estado

15 de junho de 2021 - 19:00
Por Isabella Belli

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) publicou nesta semana o Boletim Genômico com análises de resultados de exames RT-PCR e apontou que a variante P.1 do coronavírus é a que se encontra nesse momento, em maior circulação pelo Estado.

A informação é preocupante, já que este tipo é classificado como Variante de Preocupação (VOCs), pois apresenta mudanças no comportamento do vírus que necessitam de atenção por ter maior potência de transmissão, uma redução significativa na neutralização pelos anticorpos gerados, além de ter uma eficácia reduzida nos tratamentos e vacinas ou até mesmo falhas na detecção do diagnóstico.

Além da P.1, outros exemplos de VOCs são: B.1.1.7, B.1.351, e B.1.617.

Pesquisa pelo RT-PCR

O Boletim Genômico foi feito com amostras de casos de Covid-19 recolhidas de todas as regiões do Estado entre 23 de fevereiro e 3 de junho.

A pesquisa por meio de teste RT-PCR é uma forma diferente de se detectar com mais rapidez a presença de mutações entre as principais VOCs em circulação no Rio Grande do Sul e serve para agilizar o monitoramento dos tipos de coronavírus em circulação.

Até agora, dois boletins genômicos especiais já foram publicados com essa metodologia, que não utiliza a tecnologia do sequenciamento genético.

Este boletim foi elaborado fazendo uma cobertura de um maior número de municípios analisados e dos municípios com taxas altas de ocupação de leitos. Outro fator importante é que, além de se ter aumentado o número de amostras analisadas por semana, aumentamos a vigilância na região de fronteiras”, explicou a pesquisadora do Laboratório Central do Estado (Lacen), Tatiana Schäffer Gregianini.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo