Passageiros vindos do exterior e também dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná passarão, a partir de hoje, por um controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
O objetivo, é identificar e testar essas pessoas pelas próximas duas semanas na tentativa de conter o número de casos de Covid-19 na Capital e também em todo território gaúcho.
O trabalho começou na tarde desta segunda-feira (14) e a partir de amanhã será feito nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Equipes
Para isso, foram mobilizadas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que contam com o apoio da Fraport Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também das companhias aéreas.
Triagem e testagem
Por enquanto, serão inspecionados passageiros desses locais por conta das variantes que já foram detectadas. Além dos dados pessoais, serão registrados também cidade ou país de origem da viagem e itinerário nos últimos 14 dias.
O passageiro também será submetido a uma triagem para identificar possíveis sintomas da doença e realizará um teste que, caso dê positivo, deverá passar então, pela testagem de RT-PCR, além de ficar em quarentena por 14 dias.