Opções sugeridas pelo INSS para fazer prova de vida não são acessíveis aos beneficiários

14 de junho de 2021 - 12:21
Por Isabella Belli

A prova de vida no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi retomada esse mês após um período suspensa por conta da pandemia. Ainda sim, é preciso ter alguns cuidados e pessoas muito idosas que ainda não se vacinaram ou até mesmo acamadas têm outras alternativas para se apresentarem sem ser de forma presencial. As opções dadas pelo INSS, porém, também não são nada acessíveis.

Uma das maneiras, por exemplo, é por meio de procuração, mas somente ter o documento, não ajuda. É preciso que a procuração esteja cadastrada no INSS.

Outra opção é de forma online pelos aplicativos Meu gov.br ou Meu INNS e também pelo site https://meu.inss.gov.br/central/ e caixas eletrônicos.

Biometria

Apesar dos diversos canais, a inclusão da prova de vida requer seguir alguns critérios, como por exemplo, é necessário que o beneficiário do INSS tenha feito a coleta da biometria (leitura das digitais) para o título de eleitor, além de já ter um cadastro no portal de serviços do governo, o gov.br.

Sugestões que não ajudam

Caso o beneficiário não tenha internet ou alguém que o auxilie neste procedimento ou até mesmo, não tenha feito a biometria, cadastro no site ou não tenha uma procuração cadastrada no INSS, o Instituto, por meio de nota, sugere que ele se dirija a uma agência bancária.

Caso não seja possível a realização da prova de vida por celular, a orientação do INSS é que o cidadão procure a agência bancária responsável pelo recebimento do benefício.

Alguns bancos permitem que a validação seja feita por biometria nos próprios aplicativos ou até mesmo em caixas eletrônicos.”

11 milhões pendentes

A sugestão, obviamente, não atende a demanda das pessoas que não podem, por algum motivo, sair de casa. É por isso que, de acordo com o próprio INSS, 11 milhões dos 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais que precisam provar que estão vivos, estão com o processo pendente, o que acarreta na falta de pagamento do benefício.

O que é a prova de vida?

Realizada anualmente para comprovar a existência do beneficiário e evitar fraudes, a prova de vida é exigida de todos os que recebem benefícios de seguro social por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

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