Mais de 500 cata-ventos estão colorindo os canteiros da Prefeitura de São Leopoldo. As peças foram dispostas por adolescentes e coordenadores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e representantes da administração do município que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes.
“Iniciativas assim são importantes para sensibilizar a população sobre a luta contra o trabalho infantil” destacou o prefeito Ary Vanazzi, que esteve no Jardim dos Cataventos. A secretária municipal de Direitos Humanos, Paulete Souto, também acompanhou a ação. O ato foi realizado na tarde desta sexta-feira, 11 de junho, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19.
Segundo o membro do Comitê, e diretor de Políticas Setoriais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Daniel Passaglia, a atividade foi realizada em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com o objetivo de dar visibilidade para esta causa. “A nossa proposta é que, através dos cataventos, a gente possa fazer uma manifestação silenciosa e simbólica, representando a importância da divulgação e de comunicar para as pessoas sobre este tema”, destacou.
A psicóloga da Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), Jheine Boardmann, também integra o Comitê Municipal e falou sobre o trabalho nas instituições. “A gente já vem trabalhando nas instituições e nas OSCs sobre a importância de entender que o lugar de criança é brincando. Temos vistos crianças com idades entre 6 e 12 anos em trabalhos informais, na sinaleira, cuidando de carros.” destaca a psicóloga. Jheine também lembra que é necessário diferenciar o trabalho infantil da responsabilidade que tem a criança dentro da estrutura familiar. “A nossa função é cuidar das crianças e adolescentes que estão em trabalho infantil”, afirmou.
O catavento de cinco pontas, que representam os cinco continentes, é símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo, significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil e traz o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.
Participaram da ação as instituições: Instituto Lenon Joel pela Paz, Casa Auxiliadora, Proame, AMMEP, Centro Medianeira, Centro Comunitário Infantil Talitha Kum.