Com, aprovação do Conselho Popular de Segurança Urbana (Consegur), a Guarda Civil Municipal de São Leopoldo abrirá licitação para compra de 20 sparks, pistolas de choque, 100 cartuchos e um dispositivos de dados, investimento de R$ 93,3 mil.
Também foi aprovado o aditivo para aluguel de um espaço de 500 metros quadrados ao lado da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), com custo de R$ 30 mil pelo período de sete (7) meses. O espaço está localizado ao lado sede da GCM e ampliará o espaço da base 24 horas. Conforme a GCM, os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funsegur) – que envolve verbas de multas da Zona Azul.
Coordenador da reunião, o secretário Nestor Schwertner, agradeceu aos conselheiros pela aprovação e destacou a importância da atualização dos equipamentos da GCM. “É essencial que os guardas possam utilizar este tipo de dispositivo. A Spark é uma arma não letal, porém, muito eficaz para controlar pessoas em situações de conflito”, declarou.