Estado registra queda na criminalidade no mês de maio. Roubo de carros foi o crime com maior redução

10 de junho de 2021 - 14:36
Por Isabella Belli

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) divulgou nessa quinta-feira (10) dados que mostram que houve uma redução na criminalidade no Estado.

Conforme o levantamento, esse é o sétimo mês consecutivo em que o Rio Grande do Sul registra essa queda nos crimes.

Homicídios

Em relação aos homicídios, por exemplo, enquanto que em maio do ano passado ocorreram 176 assassinatos no Estado, em maio desse ano foram 125, 29% a menos. Apesar da queda, o número continua alto, mas segundo a SSP foi o menos registro de homicídios desde 2007.

Fonte: Secretaria Estadual de Segurança Pública

Latrocínios

O estudo também mostra uma redução de 25% nos latrocínios (roubo seguido de morte). Em maio de 2020 ocorreram três em todo o território estadual e nesse ano foi somente um, no mesmo período. Essa seria, conforme a SSP, a menor queda desde 2002, quando iniciou a contabilização.

Roubo de carro

O crime, porém, que mais caiu conforme o levantamento foi o de roubo de carros. Novamente, comparando o mês de maio, em 2020 foram 719 e esse ano foram 380 ocorrências, uma queda de 47,1%.

Programa RS Seguro

Segundo a SSP, a redução na criminalidade estaria ligada ao trabalho feito pelo programa RS Seguro que abrange 23 municípios gaúchos e concentra os esforços de combate naqueles onde o crime se faz mais presente.

Das 23 cidades que fazem parte do RS Seguro, por exemplo, 16 fecharam o mês com queda ou estabilidade no número de assassinatos e oito encerram maio sem nenhum homicídio. Foram elas: Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Farroupilha, Ijuí, Lajeado, Rio Grande e Sapucaia do Sul.

Depois de um momento mais acentuado de distanciamento ao longo de 2020 em razão da pandemia da Covid-19, estamos agora em um momento de quase normalidade, com as pessoas já tendo retomado praticamente todas as suas atividades. Mesmo assim, seguimos reduzindo os indicadores. Importante salientar que já havíamos reduzido em 2019 e repetimos o resultado em 2020. Ou seja, estamos no terceiro ano de diminuição, num trabalho constante após a implementação do nosso programa estruturante e transversal, o RS Seguro”, comentou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo