Meio Ambiente foi o assunto dessa semana do Berlinda em Focco

Publicado em:

O Berlinda em Focco desta quarta-feira (9) recebeu no estúdio a educadora ambiental e chefe do Centro Permanente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo, Iara Regina Stockmanns, o professor e vice-diretor do Observatório Social de São Leopoldo, Osmar Carneiro, além do já conhecido contabilista da Percon Contabilidade, Sergio Gilberto Dienstmann e o jornalista Juliano Palinha, sempre no comando.

E o assunto em pauta foi o meio ambiente, pegando como gancho a Semana Mundial do Meio Ambiente que iniciou nesta segunda (7) e segue até sexta-feira (12) e que tem o objetivo de fazer com as pessoas reflitam sobre a importância de cuidar do meio em que vivemos e também de aplicar atividades ao redor do mundo para chamar a atenção sobre a questão, além de e principalmente, conscientizar.

Durante a conversa, diversos temas ligados ao meio ambiente foram tratados, como por exemplo, o descarte correto de resíduos recicláveis, o cuidado consciente com as podas, a orientação de se produzir cada vez menos lixo, a importância de aproveitar o alimento inteiro sem descartar folhas e caules, entre outros assuntos.

Segundo Iara, em São Leopoldo, por exemplo, entre tantas ações feitas a favor do meio ambiente, existe a entrega de três mudas de árvore por ano para cada habitante. Basta ir até o Parque Imperatriz Leopoldina com um comprovante de residência. Antes de levar as mudas, porém, o cidadão receberá orientações sobre o plantio, principalmente em relação ao local: na calçada ou dentro de casa.

Ainda de acordo com ela, a reflexão feita durante a Semana Mundial do Meio Ambiente deve ser feita, na verdade, ao longo de todo o ano.

A desconstrução deve ser diária. Temos sempre que nos perguntar: eu estou fazendo o suficiente em relação as questões ambientais? Eu me importo com as futuras gerações e com as que já estão aqui? Eu reciclo? Eu dou o destino correto aos resíduos? Porque estamos entregando um ambiente poluído e degradado para as futuras gerações”, ressaltou ela.

Dienstmann concordou e ainda sugeriu: “Na minha época de juventude não se usava plástico, era papel e vidro. Tanto que a criança hoje acha que o leite vem da caixinha. Acho que está na hora de voltarmos às origens e mostrar como funciona.”

 

CEPEA – O Centro Permanente de Educação Ambiental é parte integrante da secretaria de Meio Ambiente, e através de políticas públicas tem como missão sensibilizar as pessoas para a preservação do ecosistema, com um olhar global e ação local, através de informações e experiências em educação para a sustentabilidade como uma ferramenta de transformação cultural, ambiental e social. Potencializando e desenvolvendo ações junto as escolas, entidades, ONGs e comunidade.

Contatos por e-mail: [email protected] ou [email protected]
Fone: (51) 22000667

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Da tragédia à vitória: família da Campina supera enchentes e fatura R$ 95 mil no “Familhão”

Quando a cheia histórica de 2024 invadiu a casa...

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...