Esteio terá professor comunitário para reduzir desigualdade entre estudantes do 1° ao 9° ano

8 de junho de 2021 - 14:22
Por Sônia Bettinelli

Reeleito em 2020 como prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), admite que a pandemia  é um obstáculo, um desafio a mais para os gestores públicos. Porém, diz que nenhum gestor eleito em 2020 pode usar a pandemia como argumento para não cumprir com o plano de governo apresentado na campanha. “Já estávamos há oito (8) meses convivendo com a pandemia e sem previsão para o fim, ninguém foi surpreendido”, disse no Berlinda News Entrevista de hoje (8).  Entre os prejuízos da pandemia, Pascoal destaca o aumento da desigualdade na educação, no caso de Esteio, entre os  os alunos do 1° ao 9° ano.

“A pandemia aumentou em muito o fosso que já existia na educação de maneira geral. Para reduzir os prejuízos de aprendizagem, de vínculo com a escola criamos o projeto Conectando Saberes. Estamos contratando, inicialmente, 100 professores comunitários que irão na casa de alunos para o suporte pedagógico e social. Até o dia 18 será o processo de contratação e acredito que até o final do mês, poderemos colocar o projeto em ação”, disse o prefeito.

O projeto Conectando Saberes,  foi aprovado pela Câmara de Vereadores é pioneiro e inspirado no trabalhos dos agentes comunitários do programa Estratégia de Família. Segundo prefeito, serão atendidos entre 2 a 3 mil estudantes  das regiões de vulnerabilidade social, como na Barreira.

“Em 2020, visitei algumas casas na Barreira para saber a realidade de acesso à internet, da situação familiar, da estrutura. Fui com profissionais da educação e tive a certeza que esse público precisa desse suporte. As horas de aula no turno inverso da escola serão definidas individualmente. Para alguns três (3) horas semanais serão suficientes, outros precisarão de seis (6) horas”, exemplifica Pascoal.

Vacinação

Até o momento, conforme o prefeito Leonardo, 40% da população da cidade vacinável, a partir de 18 anos, recebeu pelo menos a 1ª dose. “Nossa população é de 83 mil pessoas (aproximadamente). Desse total, 65 mil estão na categoria vacináveis. Se as vacinas chegarem de acordo com o calendário, todos serão vacinados até mesmo antes de setembro”, observa.

Expointer presencial

“A Expointer não terá entretenimentos, shows, parque de diversão, barraquinhas vendendo comida e bebida. Deverá ser de atividades específicas agropecuária com máquinas e equipamentos, provas dos animas, talvez venda de ingresso virtual e público limitado. A ideia do governador é fazer próximo da data tradicional, final de agosto/início de setembro.”

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo