Vacinação contra gripe entra em terceira fase sem concluir com sucesso as anteriores

Publicado em:

Nesta quarta-feira (9), a Campanha de Vacinação contra a Gripe no Estado entrará na terceira fase, mas sem ter concluído com sucesso as duas anteriores. Ou seja, a meta de 90% do público-alvo imunizado nas primeiras fases não foi atingida, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Até agora, somente 35,8% dos idosos receberam a dose contra gripe, o menor índice registro de todas as campanhas. O grupo dos professores vem logo em seguida com apenas 39,8% imunizados. Trabalhadores da saúde (45,8%), gestantes (49,3%), puérperas (56,1%), crianças (56,9%) e povos indígenas (78,8%) também não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Apesar do início da terceira etapa, quem faz parte de um dos grupos citados acima ainda pode procurar um ponto de vacinação para receber a dose.

Terceira fase

A partir desta quarta-feira (9), pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade já poderão se imunizar contra a gripe.

Gripe x Covid-19

A recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por covid-19, deve adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

A gripe também pode trazer complicações, hospitalizações e óbitos, além de apresentar sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...

POR MARCO DE BRITTO: O que se espera do novo diretor do Hospital Centenário

Em tempos em que a saúde pública caminha na...