Meteorologia alerta para temporais com risco de alagamentos e quedas de barreiras

7 de junho de 2021 - 11:43
Por Isabella Belli

Vem mais chuva por aí!

A MetSul Meteorologia alerta que esta será uma semana de chuva excessiva no Rio Grande do Sul.

Em nota divulgada, a MetSul “adverte para um quadro de grande instabilidade atmosférica que vai trazer acumulados de precipitação muito altos e até altíssimos em alguns pontos do Rio Grande do Sul.”

Conforme as previsões, os piores dias serão terça (8) e quarta-feira (9). Quinta-feira (10) ainda não estaria bem definido. Assim como a chuva pode dar uma trégua, o período chuvoso pode acabar se prolongando para até o final da semana. Sendo assim, a MetSul pede a atenção da população quanto as novas atualizações de prognóstico.

A área de maior risco, segundo as análises, será o nordeste do Estado, mas fortes chuvas também são esperadas para a região leste onde se encontra a Grande Porto Alegre.

Municípios da Serra, da parte mais ao norte do litoral gaúcho também devem ficar atentos.

Chuva Volumosa

De acordo com os modelos numéricos apresentados pela MetSul, é esperado um volume de chuva até as 9h de quarta-feira entre 100 mm e 200 mm, principalmente para o nordeste gaúcho.

Ainda na nota, a MetSul alerta: “Diante deste cenário de chuva muito volumosa, a MetSul Meteorologia adverte para um cenário de alta probabilidade de transtornos e riscos para a população. Há potencial para alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais com subida de rios e arroios, não se descartando um quadro de enchentes em algumas localidades. É alto ainda o risco de deslizamentos de terra e de queda de barreiras, de forma que populações em áreas de risco devem estar muito atentas nesta semana. Algumas rodovias podem ter queda de barreiras com obstrução total ou parcial, não se descartando alagamento de pista em alguns pontos.

Rio dos Sinos

Na manhã desta segunda-feira (7), o nível do Rio dos Sinos estava um metro acima do normal. Conforme medição feita pela régua na captação do Semae, a águas do Sinos estava a 3,5 metros. Se as previsões da MetSul Meteorologia se cumprirem, o nível deverá se elevar ainda nos próximos dias.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo