“São Leopoldo não tem condições técnicas para volta presencial nas escolas públicas”

7 de junho de 2021 - 14:29
Por Sônia Bettinelli

Até quarta-feira (9), no máximo, todos os profissionais da Educação de São Leopoldo – escolas públicas, privadas, superiores e conveniadas –  devem receber, pelo menos a 1ª dose da vacina contra a covid. Isso no entanto, não significa que as escolas públicas e conveniadas (educação infantil) terão aulas presenciais. “Hoje não temos condições técnicas para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de São Leopoldo”, afirmou hoje (7). o prefeito Ary Vanazzi (PT), no Berlinda News Entrevista. Confira os principais tópicos da entrevista.

Condições técnicas

” Para retornar com atendimento presencial  nas escolas, precisamos de condições técnicas do atendimento de saúde, ou seja, o número de leitos clínicos e da UTI e o número de casos ativos do vírus precisam estar com uma ocupação menor. Quando o número de casos ativos estiver em 70, 80 é sinal que teremos condições de atendimento para quem precisar de internação.” Abaixo confira os dados de hoje conforme painel covid.

60% vacinados até setembro

“Se o último calendário anunciado pelo Ministério da Saúde e pelo Estado for cumprido (outros já foram anunciados e infelizmente não confirmaram), até setembro 60% dos moradores da cidade até 18 anos terão recebido a 1ª dose, pelo menos. Mas ainda não é o ideal recomendado pela Ciência para maior segurança. Me preocupa que no imaginário popular, o anúncio do calendário, fez com que muita gente lotasse praças, futebol, festas. Nossa fiscalização não dá conta de tanta denúncia”.

Saúde emocional e psicológica

“Nos próximos 30 dias deveremos ter um planejamento para atendimento emocional e psicológico para a população tanto quem teve covid, assim como familiares que perderam seus entes ou que estão com uma pessoa em recuperação. É um trauma que precisa ser tratado. O relato que recebi dos agentes de saúde, que são aquelas pessoas que vão nas casas é preocupante. Tem sequelas de pulmão, coração, de várias coisas e medo, trauma pelo sofrimento. Precisamos atender e proteger essas pessoas.”

Hospital Centenário

“Quem enxerga o Hospital Centenário só por fora não tem ideia das reformas e ampliações internas para permitir o trabalho dos médicos residentes da Unisinos. É um dos processos para o Hospital Escola que não acontece  por decreto. Nosso pedido está no Ministério da Saúde desde 2018. O governo federal suspendeu todos os pedidos, mas uma hora vai liberar.”

Mais médicos

“O curso de Medicina da Unisinos segue o programa Mais Médicos dos governos Lula e Dilma que começa pela prevenção na atenção básica, o médico da família. Aqui os estudantes de medicina vão nas comunidades, nas unidades, conhecem as comunidades e só vão para o Centenário para fazer residência. Outros cursos de medicina tratam da cura, que significa mais recursos, capital. Temos cinco postos em convênio com a Unisinos, Vila Brás,  Feitoria, Vicentina, Santa Marta, Cohab-Duque.”

Conforme o prefeito Vanazzi, amanhã (8), segue  a vacinação dos profissionais da educação nos seguintes locais:

Saguão da biblioteca da Unisinos – Todos os profissionais  do ensino superior, EAD, on-line.

Escola municipal Barão do Rio Branco – Profissionais do 6° ao 9° ano das escolas privadas.

Centro de Eventos na São Borja e drive-thru – 6° ao 9° ano das escolas públicas e conveniadas.

Antiga  sede da Unisinos, praça Tiradentes –  2ª dose astrazeneca

 

Confira os números de hoje da covid

156 pessoas com vírus ativo

31 dos 38 leitos clínicos ocupados, ou 81,58%

21 dos 22 leitos da UTI covid  ocupados, ou 95,45%

Fonte: //www.saoleopoldo.rs.gov.br

Entrevista na íntegra

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo