Entre ontem e hoje, hospitais de 42 municípios gaúchos receberam a medicação do kit intubação para pacientes covid e outras doenças respiratórias, entre os quais os hospitais Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, e São Camilo, de Esteio. Já o Hospital Centenário, de São Leopoldo, não recebeu os medicamentos. Secretaria Estadual da Saúde/RS e Fundação Hospital Centenário tem versões diferentes para explicar porque São Leopoldo não está na lista.
O que diz a SES
“O Centenário enviou documentação incompleta para ter direito ao recebimento de medicamentos na última distribuição, que começou na terça-feira e seguiu nesta quarta (2). A SES, reforça que cobrou duas vezes a regularização da situação, mas não houve retorno até esta quarta-feira”.
O que diz o Centenário
“Os formulários online com o quantitativo de medicamentos em estoque na farmácia da instituição, são preenchidos semanalmente conforme solicitado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Toda a documentação está de acordo com as orientações da SES. A direção do hospital afirma ainda que nos últimos meses a instituição foi contemplada uma única vez com lotes dos medicamentos que compõem o kit intubação”.
Contemplados
As instituições contempladas prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foram escolhidas com base no levantamento semanal dos estoques desses insumos realizado pela SES com a rede hospitalar.
Neste lote, estão sendo entregues Haloperidol, Lidocaína, Suxametônio e Dexmedetomidina, itens que fazem parte do chamado kit intubação.
Até agora, foram entregues aos hospitais gaúchos mais de 630 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado desde o início da pandemia.
O levantamento semanal realizado pela SES acompanha a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado.