Vacina da Pfizer começa ser aplicada neste terça-feira em São Leopoldo para público prioritário agendado

Publicado em:

O mês de junho começa com novidades na vacinação contra a covid-19 em São Leopoldo. Nesta terça-feira, 1º de junho, as equipes da Secretaria da Saúde (Semsad) dedicarão atenção exclusiva na aplicação da vacina do laboratório Pfizer. Isso porque o imunizante chega de Porto Alegre refrigerado entre 2°C e 8°C. Nesta temperatura, as doses podem permanecer por até cinco dias. Para evitar desperdício, a distribuição ocorrerá mediante agendamento, que é feito pela Secretaria desde a semana passada.

O expediente de vacinação ocorrerá das 8h30 às 17h, na Antiga Unisinos, para quem realizou a inscrição e foi posteriormente contatado pela Semsad. A vacina Pfizer será utilizada para primeira dose de pessoas com deficiência permanente, que tenham entre 18 e 59 anos; pessoas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e idosos acima de 60 anos, gestantes com comorbidades ou que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

A vacinação para professores e demais trabalhadores da educação seguirá na próxima semana.

São Leopoldo teve 2.600 inscritos e recebeu 2.100 doses dessa primeira leva, pois o governo do Estado exige uma lista de espera. A vacinação da Pfizer prosseguirá na quarta-feira (02).

 

Inscrição Pfizer

As inscrições para receber o imunizante da Pfizer, que exige agendamento, seguem abertas. Cerca de 2 mil pessoas já estão na lista de análise. O cadastro de quem está na lista do Programa Nacional de Imunizações pode ser feito no site da Prefeitura (https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/cadastropfizer), pelo número 2200.0768 ou pelo whatsapp 989248117.

Mais informações sobre a vacina da Pfizer

Podem vir rotuladas como Pfizer-Biontech, se produzidas na Bélgica, ou Comirnaty, que é o nome comercial usado na fábrica dos Estados Unidos. A vacina é distribuída no Brasil com embalagem em inglês, mas a empresa dispõe de um site em português com conteúdos para profissionais de saúde (comirnatyeducation.com.br).

Cada frasco tem capacidade para seis doses. Ele vem com 0,45 ml do produto, que para a aplicação precisa de diluição de mais 1,8 ml de soro fisiológico.

É uma vacina do tipo RNA mensageiro (mRNA), ou seja, usa parte de uma sequência do código genético do vírus para induzir o organismo a produzir anticorpos.

Reações adversas mais comuns incluem dor no local da aplicação, fadiga e dor muscular (raramente chegando a apresentar febre), que costuma aparecer em até 24 horas e apresentar melhora em até 48 horas.

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Da tragédia à vitória: família da Campina supera enchentes e fatura R$ 95 mil no “Familhão”

Quando a cheia histórica de 2024 invadiu a casa...

Unisinos publica edital para 30 bolsas integrais 

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo...

POR CÍNTIA MACIEL: A magia das meias coloridas

Meias coloridas, um riso escondidoEm cada par, um mundo...

Encontro entre Unisinos e UCB promove integração acadêmica

Durante dois dias, um grupo da Universidade Católica de...