O número de pessoas contaminadas pelo coronavírus em São Leopoldo quase dobra em apenas uma semana. Só ontem, (28), segundo o boletim epidemiológico do município, foram registrados mais 90 casos. A preocupação é que durante a semana os números aumentaram de forma rápida, seja de pessoas positivas, vírus ativos e ocupações dos leitos da área Covid.
Na segunda-feira (24), por exemplo, eram 50 casos e 216 pessoas com o vírus ativos. Nos leitos Covid havia 16 pacientes internados na UTI e 28 nos clínicos. Já na terça-feira (25), 66 leopoldenses apareciam positivados e 253 com o vírus ativos. O uso da UTI também cresceu neste dia, de 16 pacientes passou para 19 (o Centenário conta apenas com 22 leitos de UTI Covid).
Durante a semana o gráfico foi crescendo. Quarta-feira 78 casos, quinta 86, ontem 90 e 284 pessoas com o vírus ativo. Esse aumento se reflete na ocupação de leitos do Centenário também. Ontem, a maior marca da semana: 52 pessoas internadas pela Covid. São 20 usando os leitos de UTI e 32 nos clínicos.
Um recurso muito usado são as Bolhas Respiratórias Individuais Controladas (BRIC). A tecnologia, não invasiva, evita a necessidade de intubação dos pacientes. O Centenário conta com seis BRIC, como são chamadas. A bolha impermeável e transparente tem conexões respiratórias que permitem a oxigenação pulmonar reduzindo o esforço do paciente e sem a necessidade de sedação. Na quinta-feira três pacientes faziam uso delas.
A Secretaria de Saúde informou ainda que 281 pessoas são consideradas suspeitas e aguardam o resultado dos exames. Desde o começo da pandemia, São Leopoldo teve 570 casos fatais da doença.