O risco da pandemia na defesa pela democracia

Publicado em:

O protesto Fora Bolsonaro realizado hoje (29) em São Leopoldo, entre outras dezenas de cidades brasileiras, é o que podemos chamar de “combo de motivos e interpretações” por todas as vertentes políticas, científicas e populares. Tem o clamor da maior parte da população, que é a vacina; a trágica e dolorosa marca de mais de 400 mil mortes e o negacionismo da principal autoridade do Brasil sobre o momento, falta de liderança e unidade com todos os entes federados.

Simultaneamente a decisão de ir às ruas, que segundo os organizadores é um ato de coragem, pode chegar lá na ponta da população como uma mensagem que as pessoas podem ir pra rua para defender o que entendem como direito, como por exemplo, de ir à escola, de frequentar missas e cultos sem restrições de ocupação, de jogar futebol (infelizmente já permitido em nossa cidade, assim como pelo Piratini), de fazer reuniões e encontros, tipo assim: máscara, álcool gel e um certo distanciamento.

A coluna ouviu o epidemiologista, pesquisador e coordenador da Rede Corona-ômica.BR do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, responsável pelo sequenciamento do vírus SARS-CoV-2 em universidades e centros de pesquisa e professor da Feevale,  Fernando Spilki  sobre a manifestação. “Sem dúvida que há um risco envolvido  e lamentável que hoje não seja  completamente salutar que as pessoas possam exercer seu direito  de manifestação e contribuir com a democracia. É uma pena. Mas talvez isso seja reflexo das pessoas assumirem uma posição mesmo sobre o que diz a faixa, indicando que são conscientes do tamanho do problema. Talvez em virtude da falta de ações ou de ações equivocadas ao longo do tempo, as pessoas se veem empurradas a fazer uma coisa assim. Mas por  qualquer aspecto político, o  ideal seriam manifestações virtuais, a gente tem bastante medo de aglomerações. Uma pena,uma pena que tenha que ser assim.”

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Agência do Sine São Leopoldo inicia a semana com 70 vagas de emprego

Jardineiro, costureira, padeiro, motorista, açougueiro e eletricista são algumas...

Em uma hora, três carros caem da mesma ponte na Região Norte do RS

Na madrugada deste domingo (29), três veículos caíram de uma...

Comissão de Saúde da Câmara Federal aprova uso da musicoterapia como tratamento no SUS

Única instituição de ensino no RS e Santa Catarina...