Esteio inicia pagamentos a beneficiários do auxílio emergencial municipal

26 de maio de 2021 - 18:47

As 300 famílias contempladas pelo Programa Renda Certa – Emergencial COVID-19, auxílio emergencial criado pela Prefeitura de Esteio em razão da pandemia de coronavírus, começaram a receber os cartões eletrônicos para retirada do benefício nesta quarta-feira (26). Elas terão acesso a um valor mensal de R$ 100 por um período de três meses, o qual poderá ser prorrogado, sendo que a primeira parcela já foi depositada na conta digital criada para cada beneficiário. As primeiras dez entregas foram feitas em um ato no Centro de Convivência do Território de Paz, no Parque Primavera, com a presença do prefeito Leonardo Pascoal, da secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques, de vereadores e de integrantes da Instituto Educacional, Social e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul (Iscergs/Cufa-Esteio).

Pascoal lembrou que a proposta de criar um programa de transferência de renda faz parte do plano de governo do atual mandato, mas que foi necessário criar uma versão emergencial da iniciativa em função do cenário da pandemia. “Era um projeto para ser desenvolvido ao longo dos quatro anos mas, com o término dos depósitos do auxílio emergencial federal no fim do ano passado e a indecisão nos primeiros meses de 2021 se ele continuaria ou não, decidimos antecipar e fazer uma versão para auxiliar as famílias do nosso Município”, argumentou.

A ideia, segundo o prefeito, é que a medida se torne permanente. “Esse será um projeto-piloto, mas nossa intenção é que o Renda Certa se torne permanente, seja sustentável e que a gente consiga mobilizar as empresas, as pessoas e as instituições para contribuir com recursos”, explicou.

Katiane frisou que o auxílio emergencial municipal complementa as medidas adotadas pela Prefeitura para amenizar os impactos da pandemia nas famílias em vulnerabilidade. “Nós já vínhamos entregando cestas básicas desde o início da pandemia, mas as pessoas precisam comprar o gás para cozinhar, por exemplo. O Renda Certa vai contribuir neste sentido”, ressaltou.

Os demais contemplados pelo Renda Certa devem buscar os cartões diretamente na sede do Iscergs/Cufa-Esteio (Rua 24 de Agosto, 230, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h) ou no Centro de Convivência do Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210, Parque Primavera, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h). A instituição foi a responsável pela seleção dos beneficiados e pela execução do programa.

 

INSCRIÇÕES

Ao todo, o Renda Certa de Esteio recebeu 515 inscrições, que passaram por triagem da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) para verificar se os candidatos preenchiam os requisitos de elegibilidade, como não receber outro benefício ou auxílio decorrente de programa de transferência de renda federal e estadual, permanente ou eventual; ter filhos em idade escolar ou com idosos como dependentes; ou receber Bolsa-Família abaixo de R$ 178.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo