Com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, vieram as aulas on-line numa tentativa de que o processo de ensino e de aprendizagem fosse garantido de alguma forma.
Pode parecer estranho, mas há registros de aulas gravadas há muitos anos. Na década de 80, numa universidade da região metropolitana, havia um Curso de Especialização em Habilidades Técnicas de Ensino e os professores gravavam microaulas para o exercício prático de habilidades docentes.
Em 2001, numa universidade gaúcha, foi instalado um sistema de EAD, Educação a Distância, com aulas síncronas, em tempo real e interatividade por telefone, e aulas assíncronas, disponibilizadas na rede para serem acessadas de acordo com a necessidade dos alunos.
Depois disso, com a expansão da EAD e a facilidade, trazida pelos computadores e dispositivos móveis, muitas aulas foram gravadas em estúdios de televisão e em smartphones para serem usadas, de acordo com objetivos pré-definidos.
Hoje, com a necessidade de alternativas para aulas remotas, onde professores e alunos se encontram em locais diferentes, surgiram as aulas on-line, gravadas, geralmente, em smartphones.
Não se trata de substituir as aulas presenciais por aulas on-line, mas criar um cenário de aprendizagem nesta perspectiva de distanciamento entre professores e alunos, usando TDIC, tecnologias digitais de informação e comunicação, e dispositivos móveis.
Portanto, urge capacitar os professores para esta proposta metodológica em que eles precisam gravar as suas aulas, utilizar aplicativos para as atividades dos alunos e estabelecer a interatividade on-line.
Além da tecnologia, é preciso absorver esta dinâmica de aprendizagem com aulas a distância. Advém daí a necessidade de capacitação docente, de como atingir os objetivos previstos, interagir, avaliar, desenvolver atividades, que métodos usar.
As aulas remotas pressupõem habilidades técnicas de ensino, tais como organização de conteúdo não presencial, tempo em que os alunos conseguem se fixar na tela do computador e/ou do celular, variação de estímulos, formulação de perguntas, etc.
Com a tendência do ensino híbrido, com aulas presenciais e a distância, está na hora de propor metodologia de aulas on-line, aprimorando o ponto de vista tecnológico, mas investindo, principalmente, na qualificação dos professores nesta nova forma de ensinar e de aprender.