Estado pode estar a caminho de uma quarta onda da pandemia do coronavírus
O virologista e professor da Feevale, Fernando Spilki disse que existe grande chance estarmos a caminho de uma quarta onda.
“Não vejo risco de 3ª onda. Acho que já vamos para 4ª onda, porque do ponto de vista prático do que vimos de números eu acho que teremos uma 4ª onda diferente com uma parte da população já vacinada e por isso com menos óbitos, mas o número de casos deverá ser bem expressiva diante do que foi o último inverno”, afirmou.
Segundo ele, o novo modelo ainda é algo a se avaliar, mas que pode dar abertura para novas flexibilizações, o que preocupa.
“O novo modelo é algo a avaliar, porque é uma mudança bem consistente. Por meio da cogestão, o Estado já delegava algumas responsabilidades aos municípios. Talvez consiga manejar melhor a situação, mas há regiões que mesmo com cogestão havia uma flexibilização porque os prefeitos cediam e o que precisa haver é um conserto social adequado para chegar ao meio termo de forma saudável. Parece que o Estado delega de mais uma coordenação que deveria ser mais central”, ressaltou ele que ainda falou sobre a falsa sensação de normalidade.
“Esta mudança e a vacina está passando uma falsa sensação de normalidade e isso é ruim para o controle da pandemia. É uma mensagem é equivocada.”