No estúdio do Berlinda News na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, anunciou que São Leopoldo só definirá um novo protocolo de segurança após o anúncio do protocolo regional.
“Há uma série de indefinições e os prefeitos estão ainda tentando compreender esse modelo que claramente transfere a responsabilidade do governo do Estado para os municípios e é um modelo mais genérico. Estamos aguardando para saber qual vai ser o protocolo regional para saber como definir o protocolo municipal”, afirmou.
Ainda segundo Maciel, caso o Município resolva flexibilizar alguma regra, deverá antes passar por avaliações e aprovações. “Se quisermos restringir, nós podemos. Agora se quisermos flexibilizar diante dessa nova proposta do Estado, precisamos de aprovação de dois terços dos municípios que compõem a região e submeter ao governo do Estado com plano de fiscalização para então ser aplicado.”
Novo modelo
Em vigor desde domingo (16), o novo formato de gestão da pandemia no Rio Grande do Sul utiliza dados epidemiológicos e de acompanhamento do sistema de saúde para subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, que pode se converter em um dos três indicadores de decisão, os “3 As”: Aviso, Alerta e Ação.