Nesta terça-feira (18), em São Leopoldo, a Secretaria de Saúde abrirá novamente a vacinação contra a covid-19 para professores e trabalhadores da educação infantil. O Centro de Eventos, na avenida São Borja, será o ponto exclusivo para esse público. No entanto, com uma importante mudança: o atendimento será feito a pé e não no sistema drive-thru. Isso porque a checagem de listas das escolas demanda vários guichês de atendimento. Apesar da mudança de fluxo, o local foi mantido por ser amplo, de fácil acesso e as ruas ao redor oferecerem espaço para estacionamento.
O expediente será das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. O grupo de profissionais abrange os educadores, setores administrativo e de direção, apoio, limpeza, segurança e alimentação escolar.
Nesse mesmo horário, o drive-thru do Largo Rui Porto (carro) e a Antiga Unisinos (a pé) seguem atendendo pessoas a partir de 18 anos de idade com as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas. A comprovação ocorrerá através de atestado médico, laudo, exame ou receita médica de medicamentos controlados das respectivas doenças prévias, com data de emissão de até um ano. Serão disponibilizadas vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz.
Por determinação do Ministério da Saúde, as puérperas (que deram à luz nos últimos 45 dias) não podem mais tomar AstraZeneca. Decisão igual que havia sido tomada em relação às gestantes.
A imunização segue para nascidos até 1961 e para pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos. Elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). Continuam contempladas pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos.
Na antiga Unisinos também é feita a segunda dose da AstraZeneca para profissionais de saúde. No local, passam a ser contemplados recepcionistas de clínicas, atendente de farmácia e estagiários de cursos da saúde que residam em São Leopoldo. É necessário levar contracheque ou carteira de trabalho que comprove vínculo empregatício. No caso dos estudantes, comprovante de matrícula e de residência.
- A Unidade de Vacinação
- A Unidade Móvel estará nesta quarta nos seguintes horários e locais.
- Dia 18/05 – terça-feira
Manhã (8h30 às 11h30) – Talita Kuhn
R. Frederico Mayer, s/n°, em frente à Creche Talita Kuhn - Tarde (13h30 às 16h30) – Vila Berger
R. Carlos Augusto Berger, Vila Berger. Em frente a escola estadual Emilio Sender