A cesta básica do mês de maio teve um aumento de 3% em comparação com o mês de abril, indicou a pesquisa de preços realizada pelo Procon de São Leopoldo. O menor valor foi de R$ 579,81. O levantamento foi realizado pela fiscal Cibeli Prado na segunda semana de maio em supermercados do município.
As variações de preços por itens tiveram índices maiores. A água sanitária, por exemplo, teve o maior aumento com 39%, seguida do macarrão e farinha de trigo, com 12% e o tomate com 11%. Já os itens com maior redução no valor foram a cebola, -32%, a margarina -22% e a banana, -19%.
A fiscal Cibeli Prado destaca que os preços praticados se referem a data da realização da pesquisa, bem como disponibilidade de estoque dos produtos, o que pode levar a identificação de variação nos preços após este período.
A pesquisa é realizada mensalmente composta pelos menores preços de 27 itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza em quantia relativa ao consumo familiar.
Atendimento
Os canais para atendimento do Procon são os telefones 22000355 e 22000455, de segunda a sexta-feira das 9h às 14h. O atendimento presencial é feito com a agendamento prévio. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail procon@saoleopoldo.rs.gov.br. Deve constar na mensagem um breve relato do fato ocorrido, fotos, nota ou cupom fiscal de compra, endereço e nome do estabelecimento.