E depois do IPTU, Falcão (MDB) e Gabriel Dias (Cidadania), levarão para o plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, medidas anticorrupção baseadas no projeto do tucano de Porto Alegre Ramiro Rosário. Aliás, além de registrar a Intenção de Projeto (IP), no sistema do Legislativo, hoje os vereadores recepcionaram Ramiro Rosário para selar a parceria.
Delação premiada
A matéria que já é lei em Porto Alegre estabelece regras para contratações públicas e trata da delação premiada, na verdade, regulamenta o Acordo de Leniência (Delação Premiada). Empresas e servidores que participarem de esquemas de corrupção e forem descobertos, poderão optar por entregar todos os demais envolvidos em troca de uma diminuição ou isenção de pena.
Adequações
Falcão e Gabriel Dias pretendem fazer adequações da lei para São Leopoldo. “Ainda estamos construindo a proposta, acredito que seja necessário adequar à nossa realidade e debater com entidades, que já demonstram interesse e tentar diálogo com o Executivo sobre esse assunto”, destaca Falcão.
Para 2022
Sobre a relação MDB e PSDB em São Leopoldo, melhor impossível, aliás repete o que ocorre na Prefeitura de Porto Alegre. Aqui o ex-vereador e presidente tucano, Cláudio Giacomini participou da reunião de hoje, lá na Capital, o deputado Tiago Simon (MDB) acompanhou a sanção da lei junto com os tucanos.
Tudo em casa
Lembrando que o advogado Gutierres Vieira, atual chefe de gabinete do vereador Falcão, ocupou a mesma função na Prefeitura de Porto Alegre, quando o vereador tucano Ramiro Rosário foi secretário de Marchezan.