O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (6/5), mais 243.400 doses da vacina contra a Covid-19 AstraZeneca/Fiocruz. Vindo do aeroporto de Guarulhos (SP), o avião com o carregamento pousou na capital às 8h30. Na sequência, as caixas térmicas foram levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES).
O novo lote de imunizantes será utilizado para avançar a campanha de vacinação do grupo de comorbidades. O detalhamento será definido na tarde desta quinta (6), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e municípios.
As doses devem ser distribuídas na sexta-feira (7/5) às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e municípios. Com essa remessa, o Estado já recebeu 4,9 milhões de doses contra a Covid-19, sendo que 3,4 milhões, entre primeira e segunda doses, foram aplicadas e devidamente registradas. De acordo com o painel de vacinação do Estado, 19,2% de todos os grupos prioritários já completaram o esquema vacinal, com as duas doses necessárias.
Há expectativa da chegada de lotes da Pfizer e da Coronavac nos próximos dias, com data e quantidades a serem confirmadas pelo Ministério da Saúde.
Em nota técnica publicada na última terça-feira (4/5), o Ministério da Saúde orientou os municípios sobre quais documentos podem ser usados para comprovar que a pessoa faz parte do grupo de comorbidades para receber a vacina contra a covid-19. Se o usuário já faz acompanhamento por algum serviço do Sistema Único de Saúde, pode ser usado o prontuário digital. Se não, o Ministério da Saúde sugere, sempre que possível, aproveitar a oportunidade para cadastrar a pessoa na rede de atenção primária em saúde.