Juntos Esteio e Sapucaia somam cerca de 14 mil pessoas aguardando a 2ª dose da coronavac

6 de maio de 2021 - 17:24
Por Sônia Bettinelli

A fila de pessoas aguardando pela 2ª dose da coronavac em Esteio e Sapucaia do Sul é de aproximadamente 14 mil pessoas. Em Esteio são cerca de 5 mil pessoas e Sapucaia passa de 8,5 mil pessoas. Nas duas cidades, a campanha de vacinação é pelo sistema de agendamento.  No Berlinda News Entrevista de hoje (6), Ana Boll e Laércio Kerber, respectivamente secretária e assessor especial de Saúde de Esteio e Sapucaia do Sul explicaram a logística da vacinação.

Esteio

Esteio começou a vacinar hoje (6) professores da rede municipal até 40 anos com doses que não foram aplicadas em outras categorias,  por  ter recebido a vacina em outra cidade. “Não é xepa e nenhum idoso, profissional de saúde ou portador de  comorbidades deixou de ser imunizado. Ocorre, por exemplo, que entre os servidores de saúde muitos trabalham em outras cidades e foram vacinados lá. Entre os idosos, muitos estavam no litoral. Na saúde temos 2 mil trabalhadores e 1,6 mil foram vacinados aqui”, esclarece a secretária Ana Boll. Entre professores e servidores das escolas municipais são aproximadamente 1,4 mil pessoas. Desse total, segundo a secretária, 720 são professores.

Agendamento

Desde o início da campanha, Esteio vacina pelo sistema de agendamento pelo site oficial da Prefeitura. Outra peculiaridade é aplicar a 2ª dose para quem recebeu a 1ª dose no litoral ou no interior. “É  decisão do prefeito Leonardo Pascoal  e minha de não engessar e não burocratizar a campanha sem descumprir os parâmetros federal e  estadual. O fundamental é apresentar a carteirinha e o registro do local da 1ª dose”, reforça a secretária.

2ª dose Coronavac

Em Esteio, cerca de 5 mil pessoas aguardam para receber a 2ª dose da coronavac/Butantan.

Sapucaia do Sul 

Em Sapucaia do Sul, os professores ainda não começaram a ser vacinados. De acordo com o enfermeiro e assessor especial Laércio Kerber, as titulares das pastas da Saúde, Educação, Procuradoria Jurídica da Prefeitura e o prefeito Volmir Rodrigues estão tratando desse assunto. “São 1,4 mil pessoas entre professores e funcionários da Educação e no momento está sendo verificado e analisado como podemos entrar nesse grupo (professores) sem descumprir as regras do PNI.

Agendamento

Sapucaia do Sul realiza a campanha da covid  pelo sistema de agendamento, para evitar filas e aglomeração.

Sobras e 2ª dose da coronavac

Laércio Kerber explicou que as sobras nos frascos da coronavac, cujo prazo de aplicação é de seis (6) horas, foram aplicadas para servidores da Assistência Social, CRAS e CREAS.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo