“Em São Leopoldo as escolas municipais e estaduais não terão aula presencial e as privadas devem possuir Plano de Contingência e Plano de Ação Pedagógica atualizados”, afirmou o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi (PT), após o Estado ter liberado aulas presenciais em todos os níveis por conta da mudança da bandeira preta para a vermelha. “A lotação no hospital é alta, temos falta de medicamentos e o inverno está chegando. Impossível liberar”, reforçou o prefeito.
Prefeito Vanazzi reafirmou a decisão de não permitir as aulas na rede pública como já havia sido comunicada na última sexta-feira (23), quando o governador Eduardo Leite permitiu a volta às aulas, medida revogada posteriormente de forma unânime pelo Tribunal de Justiça.
“Vamos manter a nossa coerência em defesa da vida, seria uma irresponsabilidade autorizar a circulação de 90 mil pessoas diariamente com o retorno das escolas municipais e estaduais neste momento, as privadas que retornarem, vamos fiscalizar e cobrar o cumprimento das medidas sanitárias”, explicou o prefeito Ary Vanazzi.
Pela decisão anunciada pelo Governo do Estado, em decreto a ser publicado, estão autorizadas as atividades presenciais de ensino, mas em São Leopoldo está medida não se aplica as escolas públicas municipais, estaduais e conveniadas.
Escolas privadas aguardam decreto
Conforme Ariane Escobar, da Escola de Educação Infantil Canguru, as escolas privadas estão com todos os protocolos e demais exigências e documentos em dia para funcionar. “Estamos aguardando o decreto para informar os pais”, diz Ariane que integra o comitê municipal de enfrentamento à covid.
O decreto municipal, como já havia sido estabelecido na última sexta-feira (23), e reeditado no domingo (25) também determinará que as escolas privadas só podem atuar com o Plano de Contingência aprovado pelo COE Municipal, o Plano de Ação Pedagógica entregue ao Conselho Municipal de Educação e Alvará Sanitário, ou abertura do encaminhamento do Alvará Sanitário, junto à Vigilância Sanitária do Município.