São Leopoldo vacinou 1.454 pessoas acima de 60 anos em quatro pontos de vacinação neste sábado

25 de abril de 2021 - 07:54

Durante a manhã deste sábado, a vacinação de primeira dose contra a covid-19 ocorreu em quatro pontos descentralizados da cidade, com uma grande procura em ambos os locais de aplicação. Para além dos três pontos de vacinação já conhecidos: drive thru do Largo Rui Porto e Centro de Eventos, para quem opta ir de carro, e Antiga Sede da Unisinos, para aqueles que vão a pé, a novidade foi a abertura de mais um ponto, o Museu do Trem. No dia de hoje, foram vacinados 1.454 pessoas com mais de 60 anos, além de 12 acamados que receberam a segunda dose.

Com a ampliação da faixa etária para pessoas acima de 60 anos, devido à nova remessa de doses recebidas pelo município, a procura pela vacina se deu de maneira intensa no novo local. Antes mesmo do horário de início já havia uma grande fila de espera. Morador do bairro Santo André, seu Jorge Brilhante foi o primeiro a chegar e conta que passou por momentos difíceis, devido ao vírus, e estava na espera pela vacina. “Queria parabenizar o governo de São Leopoldo pela seriedade com que estão tratando a pandemia. Eu estava ansioso, cheguei aqui era 5h40, já tive covid e minha esposa também, e sei como é muito difícil, fiquei muito ruim, muita falta de ar e demais sintomas, mas agora estou recuperado e estava aguardando muito para chegar a minha vez e poder realizar a vacina” enfatizou.

José Luna de Moraes aguardava na fila enquanto segurava uma placa de agradecimento aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e, após receber sua dose, entregou uma pequena lembrança para reforçar o gesto de gratidão. “Estava esperando, um pouco ansioso e lembrando do pessoal que esta na linha de frente do combate à covid-19, espero que a partir de hoje as pessoas possam olhar mais para o Sistema Único de Saúde, como vêm fazendo durante a pandemia, que possa ser mais valorizado” destacou o professor de história.

Os demais lugares de vacinação também contaram com uma grande procura por parte da população durante o horário de funcionamento. As doses recebidas ontem e aplicadas hoje (24), são da vacina AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com um intervalo de 90 dias para a aplicação da segunda dose do imunizante.

A coordenadora de imunizações, Karen Carvalho, também destacou a importância da vacinação chegar ao público com 60 anos ou mais. “Iniciamos neste sábado a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais, chegando na última faixa etária que compõem os idosos. Com isso temos mais tranquilidade em relação a este grupo, ao completar o esquema de aplicação da segunda dose a tendência é que possamos ver uma redução de casos nesse grupo já imunizado”.

Vacinação segue na segunda-feira (26)
Nesta segunda-feira (26), a imunização será mantida para a faixa etária acima de 60 anos em dois pontos da cidade. O drive thru do Largo Rui Porto é destinado para idosos que optarem em ir de carro. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h e a vacina utilizada é a AstraZeneca/Fiocruz. O local também aplicará a segunda dose da CoronaVac/Butantan para idosos que cumpriram os 28 dias da primeira aplicação.

Idosos, que optarem ir a pé, devem procurar o Centro de Vacinação na Antiga Sede da Unisinos para tomar a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz e também para a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan para quem fechou 28 dias. A segunda dose será da mesma forma aplicada em profissionais de saúde na Antiga Sede da Unisinos. A entrada localiza-se na Praça Tiradentes, com atendimento das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

“Pela pouca quantidade de doses disponibilizadas pelo Governo Federal para a segunda aplicação, vamos priorizar a vacinação de quem está com 28 dias ou mais da primeira aplicação, enquanto aguardamos nova remessa de vacinas para a dose de reforço”, explica a coordenadora de imunizações Karen Carvalho. Antes, a Prefeitura estava orientando o retorno entre 21 e 28, mas a orientação precisou ser alterada devido a baixa quantidade de doses disponíveis.

Para a realização da vacina é necessário comparecer a um dos locais de vacinação portando documentos de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, e comprovante da aplicação da primeira dose para quem for receber a segunda.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo