Sobre estratégia e manobra no plenário da Câmara de Vereadores de SL

25 de abril de 2021 - 20:53
Por Sônia Bettinelli

Sobre o projeto do vereador Falcão (MDB) que obriga a Prefeitura de São Leopoldo a publicar a relação de todas as pessoas vacinadas contra covid-19 no site oficial –  embora tenha sido aprovada por unanimidade no 1° turno – foi retirada da pauta da última quinta-feira, 22, pelo autor.

Ministério da Saúde

A retirada da matéria foi a estratégia para evitar que a emenda do vereador e líder do governo, Rafa Souza (PDT), fosse aprovada em regime de urgência especial (única votação sem passar pelas comissões), dizendo que  a Prefeitura teria que publicar a lista no site oficial …sempre que os mesmos forem disponibilizados pelo Ministério da Saúde.”

Manobra

Segundo Falcão, a emenda do vereador Rafa Souza (PDT) ao seu projeto, criaria  atribuições ao Ministério da Saúde, por isso seria inconstitucional, e  desconfiguraria o objeto da matéria. O emedebista disse que a emenda seria uma manobra do governista que inviabilizaria a transparência da lista. Rafa Souza reagiu ao termo manobra porque o vereador Falcão estaria usando como forma para depreciar a  emenda.

Sinônimos

No vocabulário político, as palavras estratégia e manobra são usuais para definir como os políticos, partidos ou grupos agem – legitimamente – para defender seus projetos.

  Estratégia – Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa. Forma ardilosa que se utiliza quando se quer obter alguma coisa. www.dicio.com.br/estrategias-2/

Manobra – Encaminhar habilmente algo ou alguém para satisfazer interesses próprios ou para alcançar determinado objetivo.  ( https://dicionario.priberam.org/manobras)

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo